Visão

A ciência mostra que o ser humano não vê a realidade como ela é, mas como gostaria que seja. E para complicar ainda mais a vida do ser humano, a realidade física se modifica de acordo com o impacto do pensamento do observador. Este fato, demonstrado pela ciência, complica demais o estudo da realidade que nos cerca. Observe que falamos da realidade física que cerca o ser humano.

Quando um cientista estuda a realidade social, ele vê esta realidade de acordo com as lentes do seu conhecimento e da sua crença. E esta realidade reage à observação do cientista. Nos primeiros estudos acerca de produtividade no trabalho, realizados no final do século 19 e início do século 20, os cientistas acreditavam que melhorando as condições físicas do trabalho, a produtividade aumentaria automaticamente. Ficaram perplexos quando pioraram as condições físicas de trabalho de um grupo e a produtividade aumentou. Os pesquisadores descobriram que o grupo se sentiu prestigiado por ter o seu trabalho observado por eles, levando à descoberta de outros fatores que afetam o trabalho de um grupo.

Os dois parágrafos acima têm como objetivo mostrar as dificuldades que uma pessoa enfrenta ao observar a realidade. Imagine duas pessoas olhando a mesma realidade. Suas histórias de vida determinam o modo como cada uma verá a mesma realidade. Além disto, esta realidade se modificará em resposta à ação, consciente ou inconsciente, de observação de cada pessoa. Esta influência do ser humano sobre o ambiente tem limites, o que permite certa ordem no desenvolvimento do planeta Terra. E também nos leva a deduzir que existe algo maior do que a inteligência humana. E que este algo concebe, cria, organiza e renova o universo.

Por não saber como explicar o universo, o ser humano procura uma teoria que melhor se adeque às suas idiossincrasias. Assim se comporta a humanidade. O que é perigoso e já provocou muitos desastres na vida do planeta Terra, é o fato de um grupo acreditar que a sua maneira de ver a realidade é a única correta. Este tipo de comportamento permite o surgimento de líderes desequilibrados, assim do tipo Adolf Hitler, que conduzem a humanidade a grandes desastres. É necessário estar atento para o surgimento deste tipo de líder, são lobos disfarçado de ovelhas, não conseguem esconder seus objetivos por muito tempo, a violência dos predadores surge nos seus atos e palavras…

 

Marcos Antônio da Cunha Fernandes

www.marcosfernandes.org

João Pessoa, junho de 2016.

Votar para incluir esta publicação no Livro de Crônicas