Fábulas

  • A Formiga e o Elefante

    O mestre e o discípulo estão sentados em um banco de uma praça, observam um grupo de pessoas. Uma delas conta uma piada.
     
    “Uma formiga deseja atravessar um rio, mas como não sabe nadar e é muito pequenina, pede ajuda (…)

  • Atirando Pedra

    Um homem está descalço, caminha por uma estrada coberta de barro e seixos sem arestas. Ele pisa em uma pedra que machuca seu pé. Ele apanha a pedra e, depois de examiná-la, arremessa-a contra as árvores que cercam a (…)

  • Atravessar a Rua

    Um ser humano caminha por uma rua deserta. Após alguns minutos de caminhada avista uma pessoa vestida humildemente, deitada na calçada. Atravessa a rua com receio de algum contratempo. Ao passar no local onde a pessoa está deitada, olha (…)

  • Busca

    Um ser humano viaja por vários lugares, busca a realização do seu sonho. Anda por muitas regiões sem seu sonho concretizar e em cada lugar que passa, este ser humano realiza muitas coisas, mas depois de algum tempo sempre (…)

  • Conversa Com Um Inseto

    ― Quer levar uma ferroada, ouço um inseto perguntar.
     
    ― Não, agradeço sua oferta. Por que a agressividade?
     
    ― Quando venho aqui sou perseguido das mais diversas formas e sou expulso da sua casa. Quando trato você do mesmo modo que (…)

  • Critério

    Dois seres humanos almoçam em um restaurante. Um deles utiliza vários guardanapos de papel durante a refeição, enquanto o outro utiliza apenas um. Aquele que utilizou vários guardanapos de papel pergunta para o outro: está economizando guardanapo para dar (…)

  • Cura

    Uma senhora tem uma vida ativa, está sempre envolvida em algum tipo de tarefa cuja finalidade é ajudar os carentes de afeto e de pão, duas das necessidades básicas do ser humano. Apesar das suas dificuldades financeiras, (…)

  • Descoberta

    Duas escovas de dente viviam penduradas em uma prateleira de supermercado, presas em embalagens individuais hermeticamente fechadas, isoladas e sem se comunicarem. Um dia as duas escovas foram compradas por uma mulher que as levou para sua (…)

  • Ensinamentos da Raposa

    Em uma instituição cujo objetivo é cuidar de animais, uma raposa é colocada em uma jaula ao lado da jaula de um filhote de cachorro. Observando o ar de preocupação do cachorrinho, a raposa indaga:
     
    − O que lhe preocupa?
     
    − (…)

  • Espelho Mágico

    Hoje acordei cedo, fiquei diante do Espelho Mágico e falei:
     
    − Fada da Sabedoria, sai do espaço profundo e vem dizer se existe no mundo, alguém mais idiota do que eu.
     
    − Sim, milhões de brasileiros são mais idiotas do que (…)