Procurando alguma coisa?

Crônicas

Lágrimas

Lágrimas rolam pela face daquele ser humano sentado à beira-mar. O que expressam aquelas lágrimas? Podem representar um sentimento de alegria ou um sentimento de tristeza. Observo com atenção o rosto por onde as lágrimas rolam, está sereno, devem ser a expressão de um sentimento de alegria ou de felicidade, penso eu. Gostaria de poder conversar com aquelas lágrimas e ouvir delas uma explicação acerca da razão das suas existências. O que se passa naquela alma para fazer as lágrimas rolarem pelo rosto? Como aquele cérebro e aquele coração seriam capazes de expressar o que a alma sente? Ou somente as lágrimas são capazes de transmitir determinados sentimentos da alma?

Sigo na minha caminhada, mais adiante vejo duas pessoas abraçadas a se despedirem, as lágrimas rolam rebeldes pelas suas faces, apesar da insistência com que são enxugadas. Lágrimas de despedidas são tristes, o sentimento de separação começa a doer no coração daquele que ama e vê o ser amado prestes a se afastar. Como são tristes as despedidas para os amantes, mesmo quando sabem que dentro de breve haverá a possibilidade da alegria do reencontro, mas quem ama deseja estar sempre perto da pessoa amada e sente cada despedida como algo doloroso.

Continuo a minha caminhada, na minha mente desfilaram os momentos em que vi lágrimas de alegria provocadas pelos mais diversos motivos e nas mais diversas ocasiões. Como as lágrimas são versáteis, são capazes de exprimir os mais diversos sentimentos. Na alegria e na tristeza elas estão presentes, é uma união indissolúvel com os sentimentos humanos. Quando o ser humano não mais chorar diante de determinas situações da vida cotidiana, é um sinal de que alguma coisa morreu dentro dele. Eu passei alguns anos sem chorar diante das situações mais dolorosas, eu estava morto para a vida e não sabia, pensava que era uma criatura forte, não percebia quão frágil e doentio era aquele meu comportamento. Vivi vários anos como um morto.

Fiquei a pensar sobre a linguagem das lágrimas, como ela é eloqüente, diz coisas que as palavras são incapazes de expressar. A lágrima comunica sentimentos incapazes de serem transmitidos através de palavras. As lágrimas falam com a mesma versatilidade sobre as mais diversas emoções dos seres humanos. Caso você me perdoe o plágio, eu diria que em muitas ocasiões uma lágrima vale mais do que mil palavras.

Marcos Antônio da Cunha Fernandes
www.marcosfernandes.org
João Pessoa, março de 2007.
                   0 Comentários 149 Views